terça-feira, 31 de dezembro de 2013

“Atire a primeira pedra aquele que não cometeu este pecado”

Por: Ademar Menezes*

O pleito municipal de 2012 no município de Carnaubais ainda não acabou! Uma guerra nos tribunais da justiça eleitoral está sendo travada e muitos equívocos nas ruas são propagados. Diante deste contexto, e compreendendo que no âmbito da vivência social as “coisas” não são naturais como alguns homens teimam em afirmar que sim. Natural é o fluxo de um rio quando não alterado pela ação antrópica. Entendo que todas as relações humanas perpassam por interesses, sejam de ordem individual ou coletiva, sendo esses, o que nortearão as relações sociais, sendo na sua essência uma construção histórica e cultural de um povo em um espaço tempo.
A política no sentido global da expressão e a entendendo para além da política institucional partidária, todas as manifestações humanas no âmbito social representa um ato político, mesmo quando este ato tende a negar qualquer conotação política. “Levantar bandeiras” discursar em defesa de ideias e de objetivos comuns ou não, se configura como ato político. Sem dúvida, a política é uma ferramenta poderosa de transformação da realidade, seja para o bem comum ou para o bem individual em detrimento do bem comum.
 Refletindo acerca dos últimos fatos da política institucional carnaubaense e especificamente sobre o caso que envolve o prefeito Luizinho que está sendo acusado de crime eleitoral (abuso do poder econômico), existem alguns fatos que não são de simples entendimento. Primeiro: é sabido por todos que vivenciaram a intensa e atípica corrida eleitoral na cidade de Carnaubais pleito 2012, que um forte e poderoso grupo econômico liderado por um coronelzinho e um paraquedista aventureiro, se estabeleceu com o objetivo de alcançar o executivo municipal carnaubaense, e para tanto não mediram esforços, principalmente financeiros, pagando “latão a preço de ouro”. Quem realmente cometeu abuso econômico?  Segundo: me parece estranho a atitude do Tribunal Regional Eleitoral de marcar data para eleições suplementares em Carnaubais antes do esgotamento da jurisdição eleitoral. “A realização de eleições suplementares acarreta a mobilização dos eleitores e significativas despesas para o erário. É medida a pressupor, em regra, o esgotamento da jurisdição eleitoral e, portanto, o crivo deste Tribunal. Eis o contexto a revelar a relevância do pedido e o risco de manter-se com plena eficácia a Resolução referida e a designação da data de 2 de fevereiro próximo para o escrutínio” (Ministro do TSE Marco Aurélio).  Por último, a questão que envolve a ética e o bom senso, que atire o primeiro litro de gasolina, o primeiro tijolo, a primeira caixa de remédio, o primeiro saco de cimento, o primeiro exame, a primeira conta de luz, o primeiro aluguel, o primeiro botijão de gás, a primeira feira, a primeira habilitação, a primeira dentadura, o primeiro CPF, o primeiro RG e até o primeiro título de eleitor, aquele dentre os candidato que participaram do pleito municipal 2012 de Carnaubais que não cometeu este pecado. E não estou aqui colocando todos no mesmo saco e nem muito menos simplificando o que é extremamente complexo, o histórico e cultural sistema de apadrinhamento e clientelismo político predominante em nossa sociedade.

* Ademar Menezes é graduando do curso de História (UERN) e vice-presidente do PC do B de Carnaubais/RN

segunda-feira, 30 de dezembro de 2013

PRESTANDO CONTAS...

RESUMO DAS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS POR THIAGO CAVALCANTE EM 2013

******************Em Carnaubais************************
- Conquistou, por meio de parcerias, para a comunidade de Entroncamento uma turma de Alfabetização de Jovens e Adultos do projeto MOVA-Brasil do Instituto Paulo Freire;
- Ministrou e colaborou com a realização de cursos de formação política em Carnaubais, Assú e Tibau;
- Reivindicou do governo do estado transporte escolar para estudantes – o caso repercutiu na imprensa estadual;
- Elaborou o Projeto de Lei que criou o “Carnaubais Digital” – internet sem fio em praças e escolas públicas;
- Criou o Projeto de Lei de Incentivo aos Grêmios Estudantis;
- Criou o Projeto de Resolução que cria o Parlamento Jovem do município de Carnaubais;
- Autor de 16 requerimentos;
- Apresentou diversas emendas ao Projeto de Lei do Executivo que criou o Sistema Municipal de Ensino, uma de suas propostas de campanha.
- Realizou a Audiência Pública da Regularização Fundiária;
- Apoiou a realização das Olimpíadas Escolares, uma de suas propostas de campanha;
- Presente, com os estudantes, na luta por professores na rede estadual de ensino;
- Juntamente com seu partido, apresenta a discussão da criação do Programa de Habilitação Popular e da Reserva Extrativista da Carnaubeira;
- Reivindicou junto à prefeitura a construção do abrigo para os mototaxistas;
- Iniciou a discussão para a transformação da comunidade de “Casinhas” em bairro, devendo virar projeto de lei em 2014, depois de um sequência de reuniões com a comunidade.

*****************Fora de Carnaubais*********************
- Participou da luta pelo transporte universitário no Vale do Açu;
- Ministrou palestras nos turnos vespertinos e noturnos sobre movimento estudantil no IFRN – Ipanguaçu;
- Delegado no Congresso Nacional de Entidades de Base da União Nacional dos Estudantes em Recife-PE;
- Reuniu jovens carnaubaenses que residem em Natal para participarem de ato político que ficou conhecido como “Jornadas de Junho”, momento que marcou a história do Brasil em 2013.
- Participou de protesto em frente o Consulado Americano, em defesa da soberania nacional e contra a espionagem;
- Foi eleito delegado e Representou o município na Conferência Estadual das Cidades em Natal;
- Reivindicou junto ao Ministro dos Esportes a construção de quadra de esporte no Canto Comprido, um campo de futebol na cidade e a implantação do Programa de Esporte e Lazer da Cidade;
- Reuniu-se com os Sec. Estaduais de Assuntos fundiários e Reforma Agrária e de Desenvolvimento Econômico;
- Eleito membro da direção estadual do PCdoB e delegado ao Congresso Nacional do partido em São Paulo, sendo um reconhecimento de seu desempenho político e conteúdo ideológico dentro do partido;

domingo, 29 de dezembro de 2013


Vereador quer manter projeto voltado para criação de unidade extrativista vegetal em evidência

CARNAUBAIS - De acordo com o vereador Thiago Cavalcante (PCdoB), integrante do parlamento municipal de Carnaubais, região do Vale do Açu, um dos projetos do partido que ele pretende tocar para diante é o que se volta para a constituição de uma Reserva Extrativista da Carnaubeira. O parlamentar-mirim reiterou sua disposição de contribuir para que a ideia saia do papel para a prática.
O legislador comunista declara que a proposta já vem sendo discutida com a participação de entidades e instituições tais como a organização não governamental Carnaúba Viva e a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), representada pelo Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, ambas em Assú. Thiago Cavalcante crê que a iniciativa poderá aglutinar outras forças representativas da sociedade local e da região.
PROPÓSITO
O vereador do PCdoB enfatizou que, no bojo de tal realização, o município de Carnaubais seria contemplado com a implantação de um Centro de Tecnologia da Carnaubeira, empreendimento que, a seu ver, contribuiria para fomentar o surgimento de um polo de pesquisa científica na cidade e região. A intenção dele é que, em 2014, seja possível aprofundar a discussão no tocante a viabilidade da mencionada empreitada.
Fonte: O Mossoroense

sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Prefeito de Carnaubais se diz contente com exemplo de coesão política do grupo de situação na cidade



Segundo palavras do prefeito de Carnaubais, Luiz Cavalcante, ‘Luizinho’, PSB, a recente crise política que a cidade viveu, culminando com sua cassação judicial e seu posterior regresso à chefia do Executivo sob o amparo de medida liminar, acabou sendo uma prova de unidade e coesão do grupo político por ele liderado. Ele registrou que, durante sua interinidade no comando da administração, o presidente da Câmara, vereador Manoel Benevides de Oliveira Júnior, ‘Júnior Benevides’, PSB, ratificou todos os compromissos da gestão sem que tenha havido qualquer espécie de percalço. O gestor comentou o assunto numa entrevista onde, primeiro, destacou algumas ações de sua administração que estão sendo encaminhadas e que se traduzem em mais realizações públicas. Ainda com referência ao município de Carnaubais, noutra entrevista, desta feita com o vereador Thiago Cavalcante, do PCdoB, este legislador pôde reportar-se acerca de uma proposta que foi bandeira de campanha por ocasião da eleição municipal de 2012: o Programa de Habilitação Popular.

sábado, 14 de dezembro de 2013

Carnaubaenses participam de Encontro Feminista em Brasília

Durante os dia 13, 14 2 15 de dezembro, em Brasília, ocorre o I Encontro de Jovens Mulheres Feministas da UJS, com o objetivo de aprofundar a elaboração e ativismo para conquistar mais direitos para as jovens mulheres brasileiras e afirmar o socialismo como caminho para sua plena emancipação.
A abertura do evento, realizada no Congresso Nacional, contou com o ato político “Meninas no Poder – Reforma Política Já!”, e com a presença da ministra da Secretária Especial de Políticas para as Mulheres, Eleonora Menicucci.
Representação Potiguar: Participa do Encontro as jovens carnaubaenses Patrícia Santiago e Shayenne Mendes e os camaradas Ericleiton Emídio e Frederico Júnior.