quinta-feira, 31 de maio de 2012

ATÉ QUANDO A GREVE DA UERN VAI DURAR?


Governo vai recorrer da decisão do TJRN sobre a greve da UERN


Por Assecom RN
O Governo do Estado recorrerá da decisão publicada nesta quarta-feira (30) no site do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, onde a juíza convocada Sulamita Pacheco reconhece a legalidade da paralisação dos servidores e professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern).

Segundo o Consultor-Geral do Estado, José Marcelo Ferreira Costa, a decisão divulgada liminarmente será analisada pelo Governo, já que, apesar da greve ser considerada legal, existem algumas implicações que devem ser avaliadas, como o fato de garantir um percentual mínimo das atividades para a população, por exemplo.

O processo nº 2012.007272-3 - que requer a suspensão imediata da greve e retorno imediato ao trabalho de todos os servidores e professores da UERN - foi ajuizada na última sexta-feira (25) pelo Governo do Estado.

O Governo do RN, por meio da governadora Rosalba Ciarlini, buscou o diálogo e procurou a negociação para encaminhar o Projeto de Lei ao Parlamento condicionado à observância do limite prudencial previsto na Lei de Responsabilidade Fiscal, mas as propostas foram rejeitadas já que os professores e servidores somente aceitam o pagamento retroativo ao mês de abril de 2012.  Assim, coube ao Estado judicializar o assunto para tentar garantir que os alunos da UERN não sejam penalizados com a paralisação.

O Estado do Rio Grande do Norte se encontra acima do limite prudencial instituído pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, dessa forma, a distribuição do reajuste possibilitaria a concessão dos aumentos aos servidores. 

16° Congresso Nacional da UJS


quarta-feira, 30 de maio de 2012

Festival de cinema resgata luta contra a ditadura no Brasil



Um festival que pretende resgatar a verdade sobre a dituradura militar no país. É o que se pode esperar do "Cinema Pela Verdade", que promoverá, gratuitamente, até o dia 6 de junho, sessões com cinco filmes nacionais escolhidos sobre o tema com o objetivo de discutir os acontecimentos daquele tempo. Para tanto, foram organizados debates que acontecerão sempre após a exibição do filme. A mostra acontece nas 27 capitais do país.

UJS Carnaubiais planeja participar do festival, exibindo o Filme "Araguaia: a conspiração do silêncio", filme onde jovens comunistas resolvem enfrentar a ditadura através do uso da tática de guerrilha.

terça-feira, 29 de maio de 2012


AS INSCRICÕES PARA ENEM 2012 JÁ ESTÃO ABERTAS. QUEM DESEJA FAZER AS INSCRIÇÕES, ELAS DEVEM SER FEITAS PELO SITE DO INEP (http://www.inep.gov.br/) E VAI ATÉ AS 23H59 DO DIA 15 DE JUNHO, NO HORÁRIO OFICIAL DE BRASÍLIA.
NÃO PERCA TEMPO FAÇA JÁ SUA INSCRIÇÃO. 


segunda-feira, 28 de maio de 2012

9º congresso Estadual da UJS 


Neste ultimo  fim de semana 26 e 27/05  na Escola Estadual Winston Churchill em Natal, ocorreu o 9º Congresso Estadual da UJS Potiguar, onde a UJS de carnaubais marcou presença e foi de suma importância. 



UJS Potiguar realiza congresso e conduz carnaubaense à vice-presidência da organização no estado

Nova Direção Estadual da UJS Potiguar

Após a formação e reorganização de 20 direções municipais da União da Juventude Socialista pelo Rio Grande do Norte, nesse final de semana, nos dias 25, 26 e 27, realizou-se em Natal, o IX Congresso Estadual da UJS Potiguar. Os debates ocorreram em torno da discussão da conjuntura política do estado, Mídias Sociais, Copa 2014, Educação e Mulheres. Dentre as resoluções aprovadas, estão a realização do Seminário sobre o Aborto, regulamentação da mídia e pela democratização da comunicação, meia-entrada na copa e por 10% do PIB para a educação.
Após a aprovação consensual das propostas de resolução, foi eleita a nova Direção Estadual da UJS, que contempla as frentes de atuação de todo o Estado. Em clima de otimismo e de muita unidade, foi reconduzido à presidência da UJS/RN o estudante de História da Universidade Potiguar e membro da Direção Nacional da UJS, Wangle Alves que coordenará as ações da UJS/RN ao lado do jovem carnaubaense, pré-candidato a vereador, Thiago Romero, eleito vice-presidente. Acima, foto da nova diretoria da mais combativa organização política de juventude do estado.